domingo, 29 de setembro de 2019

Empreendedorismo Materno

Empreender não é tarefa fácil. Quando se é mãe, esbarramos em muitas questões e dificuldades. É sobre isso que vamos falar hoje!

A cada 100 novas empresas criadas no Brasil, cinquenta e duas são abertas por mulheres. Destas, mais da metade têm filhos. Os dados são de 2016, da Rede Mulher Empreendedora. Muitas têm ou tiveram o empreendedorismo como primeira opção, outras chegaram devido a questões de desigualdade e machismo. Levando em consideração que, segundo a FGV, 50% das mães são demitidas até 2 anos após a licença maternidade, não é difícil entender essa conta. 

No entanto, nem o empreendedorismo materno escapa da romantização. Quem é mãe e abriu um negócio, sabe que a tarefa não é fácil! É preciso tempo, dedicação, estudo, uma graninha e mais tempo para desenvolver experiência. Errar, acertar, errar, errar, acertar.... E assim seguir no processo. 


Para as que não contam com o apoio de um parceiro ou parceira, ainda há a sobrecarga em casa. Comida, roupas, limpeza, escola, contas e atenção aos filhos. E é muito por eles também que essa decisão é tomada. Afinal de contas é uma delícia poder acompanhar o desenvolvimento. Primeiras palavras, primeiros passos, descobrir os gostos, cuidar da saúde, entre outras coisas. Resultado: a velha constatação de que ser mãe e ter uma carreira não é tarefa fácil. 


Tem quem ache que por trabalhar em casa a vida é perfeita. São muitos julgamentos. Aliás, mães são julgadas com frequência, né!? Quem sabe da nossa construção somos nós. Levar isso para o coração e mente é muito importante nesse processo. Se for parar para esperar o reconhecimento, ficaremos estagnadas no tempo. 


E para as mamães que estão pensando em começar, recomendamos participar das redes femininas, que encontrem algo que amem verdadeiramente e tenham muita disposição! Estamos juntas! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário