quinta-feira, 9 de fevereiro de 2012

Fraldas de pano e o consumo de água

Olá!


Em primeiro lugar: Fraldas de pano! Fraldas de pano! Fraldas de pano!
Já que vamos usar fraldas, que sejam de pano!
Vamos falar um pouco sobre a relação fraldas de pano x consumo de água. Essa é uma discussão que não tem fim, mas nem por isso quer dizer que não valha a pena. Afinal, não sejamos radicais!
Vamos aos fatos:
As fraldas descartáveis não utilizam água depois de prontas, maaaaas, sua fabricação demanda uma enorme quantidade de água, além de elas terem como matéria prima crucial um ingrediente não renovável: o petróleo!
Já as fraldas de pano utilizam pouquíssima água em sua manufatura, porém podem ser causadoras de certo impacto se não forem tratadas da maneira correta.

Deixando de lado outros fatores sustentáveis das fraldas de pano, vamos focar nesse aspecto:
Levemos em conta que os absorventes e fraldas devem ser lavados umas 3 vezes antes de seu uso, certo?
Agora, os cálculos:


A Quercus, organização ambiental portuguesa, realizou um Estudo de Caso com o intuito de conhecer e analisar os impactos ambientais associados ao uso de fraldas descartáveis versus fraldas reutilizáveis durante os meses de fevereiro e maio de 2010, e de acordo com o resultado da pesquisa, através da aquisição de um kit de 24 fraldas seria necessário lavá-las entre 2 a 3 vezes por semana, lavagem que será otimizada após o primeiro ano de vida do bebê, tempo que aconselhamos esperar antes de misturar as roupas do bebê às demais da casa.
Os consumos associados à lavagem nestas circunstâncias são:
· 2 x semana: Consumo água: 92 lts por lavagem
Trazendo para nossa realidade, no site da SABESP encontramos as seguintes informações:
No tanque, com a torneira aberta por 15 minutos, o gasto de água pode chegar a 279 litros.
A lavadora de roupas com capacidade de 5 quilos gasta 135 litros.
Assim nós temos essas duas informações e percebemos que, com o devido cuidado, é possível diminuir e muito o gasto de água durante as lavagens (dos 135l da máquina de 5kg para os 92l sugeridos pela pesquisa portuguesa).

Considerando a média de 110l de água por lavagem, para termos um parâmetro entre as duas opções, lavando as fraldas 2 vezes por semana, temos um gasto de 880l de água por mês. 
De acordo com a Organização das Nações Unidas, cada pessoa necessita de 3,3 m³/pessoa/mês (cerca de 110 litros de água por dia para atender as necessidades de consumo e higiene). No entanto, no Brasil, o consumo por pessoa pode chegar a mais de 200 litros/dia.

Vamos pensar:
110l por dia = 3300l por mês por pessoa
880l por mês para as fraldas

diluindo essa média temos que a lavagem das fraldas aumentaria o consumo em mais ou menos 26% por dia por pessoa, ou seja, uns 850l por mês.

Ao reutilizar essa água gasta, por exemplo, nas descargas, que gastam em média 20l, seria necessário evitar 43 descargas para compensar o gasto, e a ideia do xixi no banho pode ajudar muito nisso. Não é tão difícil, não é mesmo? Sem contar a água a ser usada para limpar o quintal ou outras finalidades!

ASSIM A GENTE VÊ QUE O IMPACTO AMBIENTAL CAUSADO PELO GASTO DE ÁGUA É NULO QUANDO COMPARADO À PRODUÇÃO DE LIXO QUE É EVITADA PELA OPÇÃO DO USO DE FRALDAS DE PANO!

Ficou complicado? No blog
http://mamaenatural.blogspot.com/
Eloise Scheer mostra um cálculo simplificado de como o uso das fraldas de pano podem causar mudança quase nenhuma no consumo mensal de água de uma família, pois pela convivência já deu pra notar que as famílias que optam pelo uso das fraldas de pano já são inicialmente mais conscientes e econômicas no uso da água!


Abaixo está a cópia (devidamente autorizada pela autora) do texto publicado no blog:



Já faz algum tempo que estou pensando em fazer uma postagem sobre a quantidade de água que realmente gasto para manter as fraldinhas do Arthur limpas.

Tenho ouvido e lido muitos comentários de que as fraldas de pano não são ecologicamente tão corretas já que supostamente gastariam muita água para a lavagem. Mesmo sabendo do contrário sempre fiquei sem provas para discutir sobre isso. 

Mas agora isso mudou...peguei no arquivo de contas aqui de casa ...várias delas de antes do Arthur nascer e de após o seu nascimento para comparar. Já que o pessoal que é contra as fraldas de pano adora contrariar, para não haver dúvida peguei seis meses do ano e comparei...como onde moro é quente nosso consumo semanal é:

- 6 banhos diários (2 de cada, eu, meu marido e o Arthur) 
- lavagem das roupas da casa, minhas e do meu marido: uma vez na semana 2 máquinas cheias (minha máquina é de 12 kg)
- lavagem das roupas do Arthur, incluindo as fraldas: cerca de 2 vezes na semana, a máquina no nível médio (6 kg) e dois baldes de água para o pré enxágue das fraldas (lembrando que faço um primeiro pré-enxague com a água do banho dele)
- as calçadas são lavadas com a água da roupa e uma vez na semana - dia da diarista - são lavadas com água da torneira
- tenho 3 cães que tomam banho em casa uma vez por semana
- tenho outros gastos: na limpeza geral da casa, na preparação dos alimentos, etc.

Tento poupar o máximo possível, mesmo assim o consumo varia um pouco nos meses, os cálculos foram feitos a partir do mês de outubro, já que o Arthur nasceu em setembro de 2010 e passou a usar somente fraldas de pano com aproximadamente um mês de vida.

Vamos aos cálculos: 

Consumo em  nos meses de outubro de 2009 a março de 2010:



Consumo em  de outubro de 2010 a março de 2011.


O consumo médio aqui de casa, antes e depois do Arthur nascer ficou próximo dos 11  por mês. Dessa forma aquela velha história de que as fraldas de pano consomem muita água é MENTIRA. Muitas vezes o que está por trás desses discursos a favor das fraldas descartáveis é o lucro que elas trazem. As descartáveis também gastam água no seu processo de fabricação, o plástico precisa de água para ser feito, acredito que muito mais do que para regar os algodoeiros que darão origem as fraldinhas de pano.

Quem ainda tiver alguma dúvida faça o teste, se alguém duvidar do consumo aqui de casa posso passar as faturas da conta de água,  fornecidas pela SANEPAR, a empresa de saneamento do Paraná. Aqui o valor cobrado para quem gasta até 10  de água, acrescido do valor para o tratamento de esgoto gira em torno de R$35,00. 

O que eu sempre falo sobre consumo de água é que você pode fazer as mesmas coisas com um consumo menor de água. Com as fraldas de pano é assim também, você pode gastar muita água lavando fraldas todos os dias, deixando a torneira aberta ao lavá-las, utilizando sabão em excesso que irá impermeabilizar as fraldas, fazendo com que você gaste muita água no enxague, etc...

Grata, Eloise, por compartilhar sua experiência com a gente!
E você, o que falta pra aderir ao uso das fraldas de pano? E se já usa, como está o consumo de água na sua casa??

Um forte abraço,
Luz, paz e amor,
Roberta Calábria


2 comentários:

  1. Que bacana, nosso Planeta Terra e as futuras gerações agradecem!!

    ResponderExcluir
  2. Muitooo legal! Parabéns pela atitude, e obrigada por compartilhar as informações conosco :D

    ResponderExcluir