terça-feira, 17 de abril de 2012

Semana Internacional - Dia 2"

Segundo dia!! Dia de divulgar a Comunicação da Eliminação!!!
Fiquei particularmente contente com essa tarefa, pois sou grande fã. Você sabe o que é?
O nome vem do inglês, Elimination Communication, e aqui no Brasil também é conhecido como Higiene Infantil. É simples, tranquilo e uma saída super efetiva para diminuir o impacto da produção de lixo das fraldas descartáveis e bem legal para quem não quer lidar com as manchas de cocô! hehe, praticidades à parte, uma linda maneira de estreitar o vínculo cuidador/bebê.
Consiste basicamente em, através da observação, que se perceba quando o bebê quer fazer xixi ou cocô, para que este seja levado ao vaso sanitário, pia, penico, enfim... o importante é que ele saiba que chegou a hora de eliminar. Parece complicado? Não é, não. É bem fácil, aliás. Toda mãe sabe quando seu filho vai fazer cocô, sempre dizem "Ih, vai fazer...", nessa hora, por que não levar o bebê até o vaso e deixar que ele faça por lá?
O xixi costuma demandar um pouco mais de atenção, mas com alguns dias de treino (aproveite que os dias de calor ainda estão por aqui e deixe seu filhote sem fraldas para fazer o teste) você fica craque! Há mesmo quem faça uma planilha com os horários em que o bebê costuma eliminar, ou, por exemplo, quantos minutos depois de mamar ou comer isso acontece.
Acho essa opção bem válida! Por aqui funciona perceber que o ritmo, salvo naqueles dias em que tudo parece estar de cabeça para baixo, é bem consistente.
É interessante fazer um barulho característico para cada tipo de eliminação, por exemplo "shhhh" para o xixi ' "brrrrr" para o cocô, assim, quando for a hora em que o bebê costuma fazer uma das duas coisas, você pode simplesmente levá-lo ao local de sua escolha, fazer o barulho e ter a prova de que o controle dos esfíncteres acontece muito mais cedo do que a gente imagina!
É natural em outras culturas (como algumas tribos africanas e comunidades asiáticas) que as crianças nunca utilizem fraldas. É natural que a mãe saiba quando seu filho deseja eliminar. É natural que a criança prefira ficar livre de fraldas. É natural!
Aqui coloco uns links interessantes para quem quiser saber mais:

www.diaperfreebaby.org
www.ecsimplified.com

estão em inglês, mas no link http://www.slingando.com/index.php/Bebe-sem-Fraldas-Iniciar-EC-O-Quando-e-Como-da-Comunicacao-da-Eliminacao-*.html tem a tradução de uma parte do material. Passa lá para dar uma lida!
Tem um grupo bem legal no facebook sobre o tema, também. Quem quiser fazer parte, é só entrar em contato por aqui que nós adicionamos por lá, certo?

Para ilustrar essa prática, vou corujar um pouquinho. Aí está Miguel, meu filhote, praticando EC desde sempre!

Que tal começar? Sem estresse, sem correria, sem grandes radicalismos. Dá uma olhada no seu bebê, ele tem a resposta!

Luz, paz e amor!

Nenhum comentário:

Postar um comentário