quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Dicionário das fraldas de pano

As fraldas de pano modernas parecem complicadas, porque possuem vários modelos e acessórios, além de vários nomes usados serem em inglês. Mas é tudo uma questão de tempo até se acostumar com a terminologia.
Aqui, um dicionário completo para te ajudar a entender e pesquisar mais sobre fraldas de pano:

All-in-One (AIO) - tradução: TUDO EM UM. Uma fralda com uma camada impermeável externa, um revestimento interno, e um absorvente, tudo em uma só peça.

All-in-Two (AI2) - tradução: TUDO EM DOIS. Uma fralda com uma camada impermeável externa, geralmente com um revestimento interno, e acompanhado por uma tira de tecido que em alguns modelos é presa, dobrada, ou apenas inserida na fralda para absorção extra.

Calça plástica (calça enxuta) - Capas antigas, muito utilizadas sobre fraldas tradicionais. Hoje com uma maior variedade de tecidos externos, como algodão e poliviscose.

Contour - Uma fralda de pano básica em formato semelhante a uma ampulheta. Seu uso é semelhante ao das fraldas tradicionais. Algumas têm botões, velcro, ou laços e outras são fixadas utilizando um Snappi (fixa-fralda), ou apenas envolvidos pela capa. Para não vazar, este modelo deve ser coberto com uma capa impermeável.

Cloth wipes - tradução: LENÇOS DE PANO. Panos reutilizáveis para a higiene do bebê. A maioria das lojas de fraldas de pano vende soluções próprias ou você limpar como de costume (água, sabão neutro, chá de lavanda, etc.)

Diaper cover - tradução: CAPA. É uma cobertura ou capa impermeável, usada por fora de contours, prefolds, flats ou fraldas tradicionais para impedir vazamentos.

Diaper pail: comumente usado em países estrangeiros, é um balde próprio para armazenar fraldas usadas. Geralmente usado com uma capa chamada de 'diaper pail liner'.


Diaper pail liner - tradução: SACOLA IMPERMEÁVEL. Utilizada para armazenar fraldas sujas até o momento da lavagem.

Diaper sprayer - tradução: DUCHA HIGIÊNICA (duchinha, chuveirinho) Um acessório que ajuda muito a pré-higienizar fraldas de cocô.

Doubler - tradução: REFORÇO ABSORVENTE. É um absorvente, geralmente mais fino, usado junto com um absorvente comum, para aumentar a capacidade de absorção. Pode-se usar vários reforços até obter a capacidade de absorção desejada. São especialmente úteis nos momentos de uso prolongado das fraldas, como sonecas e para a noite.

Elástico caseado - Presente nas pernas e cintura de alguns modelos de fraldas ajustáveis (one-size) para aumentar ou diminuir o tamanho.


Fitted - É uma fralda de ótimo ajuste ao corpo, bastante absorvente, mas requer o uso de uma capa impermeável. Pode ser presa por botões, velcro ou fixa-fralda (Snappi), dependendo do modelo.

Hybrid - tradução: HÍBRIDA. Esta fralda combina o universo das fraldas de pano com o das descartáveis. É uma capa de tecido impermeável reutilizável (com ou sem revestimento) que pode tanto ser usada com absorvente lavável como com descartável.

Flat - tradução: FRALDA DE PANO TRADICIONAL. Um pedaço quadrado ou retangular de pano, que deve ser dobrado ou enrolado no bumbum do bebê. Precisa ser presa e coberta com uma capa impermeável.

Insert ou soaker - tradução: ABSORVENTE (recheio). É uma tecido absorvente plano ou costurado em forma de almofadinha, que deve ser encaixado, dobrado, ou inserido em uma fralda de pano para absorver.

Lanolin - tradução: LANOLINA. Também conhecida como cera de lã, esta substância gordurosa (além de ser usada para proteger os mamilos durante a amamentação) é usada para tornar capas de lã impermeáveis (ver "Wicking").

Laundry tab -tradução: PROTETOR DE LAVAGEM PARA VELCROS. Em fraldas de pano com velcro, é bom que haja um protetor para velcro, que é apenas um pedaço de velcro macio para prender a parte áspera, a fim de evitar agarrar em outros itens (incluindo outras fraldas), enquanto estiver sendo lavada.

Leg gusset (ou apenas gusset) - tradução BARREIRA PROTETORA. Este é o elástico em torno da abertura da perna ou um pedaço de pano com elástico no interior, em adição ao elástico em torno da abertura da perna (como na imagem), que fornece uma forma mais segura de proteção contra vazamentos ao redor das pernas do bebê.

Liner - tradução: FORRO. Um fino pedaço de pano colocado em cima de todas as outras camadas da fralda de pano para tornar a remoção dos resíduos mais fácil. Alguns liners são feitos de papel e, portanto, descartáveis ​​(alguns podem até ser jogados diretamente no vaso sanitário).Algumas pessoas usam liners quando precisam passar pomada para assadura, para impedir que a fralda seja impermeabilizada.

Longies (soaker pants, sweater pants) - São capas para fraldas no formato de calça, geralmente usadas no inverno. Feitas a partir de tecido que repele a umidade, como lã ou fleece.

Nappy - sinônimo de 'diaper', significa FRALDA.

One Size (OS) - tradução: TAMANHO ÚNICO (AJUSTÁVEL). Fralda cujo tamanho pode ser ajustado (maior ou menor) para crescer junto com o bebê ou servir em bebês de diferentes idades usando fraldas numa mesma casa.

Pocket diaper - tradução FRALDA COM BOLSO. É a fralda que possui uma abertura para a inserção de absorventes.

Prefold - Um tipo de fralda plana. Esta é uma fralda de pano quadrada ou retangular com uma parte no meio mais grossa, extra-absorvente. São populares o prefold chinês e o indiano. Deve ser dobrada, preso e coberto com uma capa impermeável. Quando fraldas prefold são vendidas, muitas vezes sua descrição acompanha números que indicam quantas camadas o compõem. Por exemplo, um prefold 3x6x3 significa que cada aba lateral tem 3 camadas de tecido e a do centro é composta por 6.

Pull-on - Toda fralda ou capa que é vestida como cuequinha, ao invés de presa na altura da cintura.

Rise snaps - tradução: BOTÕES PARA AJUSTE VERTICAL. Os botões utilizados para aumentar ou diminuir o tamanho das fraldas ajustáveis (one size).

Shorties - capa de lã ou fleece que cobre a fralda como um short.

Sleeve pocket - Fralda similar ao modelo com bolso, porém com aberturas em ambas extremidades. Na hora da lavagem não é necessário remover o absorvente, pois este sai sozinho com a agitação da máquina.

Stripping - tradução: HIGIENIZAÇÃO PROFUNDA. Um processo para remover o acúmulo de resíduos da fralda de pano. Fraldas novas e fraldas com mau-cheiro também são comumente higienizados. Este processo aumenta a capacidade de absorção. Uma maneira comum de remover resíduos de uma fralda é lavá-la em água quente sem sabão ou fervê-la (consultar com o fabricante se a fralda pode ser fervida ou somente o absorvente).

Swim diaper - tradução: FRALDA PARA NATAÇÃO. Fralda própria para água, impede que haja vazamento de cocô.

Trainer (training diaper, training pants) - tradução: FRALDA DE TREINAMENTO. Fraldas em formato de calcinha/cuequinha usada durante o processo de desfralde da criança. Algumas são apenas de vestir e outras possuem botões laterais para auxiliar na hora da troca.

Wet bag - tradução: BOLSA IMPERMEÁVEL. Acessório indispensável para guardar fraldas sujas quando estiver fora de casa. Geralmente é fechada por zíper ou cordão.

Se tiver termos a adicionar ao dicionário, deixe um comentário que atualizaremos as informações! =)




9 comentários:

  1. o diaper sprayer nao é exatamente uma ducha higienica. é uma ducha propria para limpar fraldas, a agua sai com muito mais pressao q uma ducha higienica normal

    ResponderExcluir
  2. oi, Marina. optamos pela tradução como ducha higiênica pois infelizmente no Brasil o alcance do uso das fraldas de pano modernas ainda não é suficiente para que os fabricantes se interessem por fazer uma ducha específica para a lavagem delas! mas estamos no caminho!! agradeço pelo feedback, e fica a ressalva para quem pretende modificar as coisas em casa para usar as fraldinhas!

    ResponderExcluir
  3. esses absorventes são sempre de tecido? Eles podem ser lavados na máquina junto com as fraldas? Qual o tempo de vida útil de um desses? Normalmente eles seguram bem o xixi? Ou acontece de molhar muito a capa?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Marina,
      Os absorventes são sim feitos de variados tecidos, cada um com a sua capacidade de absorção. Farei um uma tabelinha com os absorventes existentes!
      O tempo de vida útil é variado também, pois tem a quantidade de absorventes que possui para a troca, se repete muito. De qualquer forma, dura bastante tempo, passando para o irmão mais novo ou outro bebê. Muitas mães vendem ou trocam as fraldas e absorventes bem conservados.
      E só irá molhar muito a capa se deixar muito tempo, deixar encher. Caso a troca seja regular, sem deixar o bebê cheio de xixi, você aproveita a capa praticamente o dia todo!

      Excluir
  4. Como a gente pode improvisar no lugar dos liners?

    ResponderExcluir
  5. Olá Marina!

    Você usa lenço umedecido? Lave-os junto com as fraldas e reaproveite-o como liner.
    Os liners de soft também são muito usados para forrar o absorvente de microfibra e também para proporcionar a sensação de seco quando fraldas usadas como capas.
    Abraços!

    ResponderExcluir
  6. Boa noite gostaria de saber mais sobre a fraldinha modelo Fitted, gostaria de saber se ela pode ser usada com um absorvente descartável como na foto acima e se ela é impermeável. Tenho um filho especial e as fraldas convencionais descartáveis tam xxg não servem mais pra ele na cintura.Obrigado se puder me ajudar. Edilene

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Renterando o comentário à cima, minha dúvida é sobre o modelo Híbrida e não fitted.

      Excluir
  7. Muito bom a explicação deste blog, mru filho usa fraldas de pano ecológicas. Parabéns

    ResponderExcluir