quinta-feira, 19 de abril de 2012

Semana Internacional - Dia 4"

Eccomameir@s, queridos!


Estamos no dia 4 de nossa Semana Internacional de Conscientização do Uso das Fraldas de Pano. Mais um dia que me deixa feliz por ter topado participar dessa empreitada. Vamos ver qual nosso cardápio de hoje: 



QUINTA (19/04): PARA BEBÊS

Recomendações:
●     Falar com representantes de creche, hospital ou pediatra sobre os benefícios das fraldas de pano
●     Falar com uma doula, parteira, enfermeira obstétrica ou consultora de amamentação sobre as fraldas de pano.

Vou contar um pouquinho na minha história com as Fraldas de Pano e explicar por que esse dia me deixou tão feliz:

Quando estava grávida do Miguel, decidi usar as FPs, acontece que eu não fazia ideia de que existiam as nossas "modernas". E foi aquela correia para achar calça enxuta, fita, cremer, enfim. Um belo dia, quando eu já estava lá pelos meus 5 meses de gestação, uma amiga me falou das fraldinhas (valeu por essa, Janayna!). Obviamente, me encantei. Daí entrei naquela fase que carinhosamente chamo de "surto fraldístico". As fraldas de pano modernas eram meu único interesse e assunto. Perdi as contas de quantas horas passei na internet conhecendo, perguntando, torrando a paciência das lindas maternas dos grupos do yahoo e facebook. 
Acontece que essas mães não eram puramente protetoras do meio ambiente. Eram também, e são, ativistas em muitos outros aspectos como extero-gestação, amamentação e uma maravilhosa maneira de encarar o nascimento: o parto natural humanizado e o parto ativo.
Aí eu me encontrei! Uma coisa levando à outra, tudo junto e misturado, tudo simplesmente real!

É por isso que a tarefa de hoje já estava cumprida desde o começo, pois nós, mulheres empoderadas, já fazemos a diferença! 

Quero prestar minha homenagem neste dia a um grupo muito especial, o Ishtar Rio de Janeiro. 
Através do trabalho e dedicação desprendida (e muito esforço e boa vontade) de duas mulheres, Maíra Libertad e Ingrid Lofti, nós, mães cariocas, temos a possibilidade de acessar informação, carinho e muito respeito à mulher e seus tempos. Muitas das mães que frequentam o Ishtar usam fraldas de pano em seus filhotes. O parto nos dá força para encarar toda a jornada que se inicia com ele. Agradeço de todo coração a todas as mulheres que seguem firmes em seu propósito, acreditam e desejam o parto natural.
Passaria horas escrevendo sobre os benefícios da maternagem consciente, mas, como a gente já aprendeu que quem quer, quer! e quem não quer... deixa pra lá, digo apenas: MULHERES QUE QUEREM PARIR, INFORMEM-SE!


Aqui está o link do blog do Ishtar:
http://ishtar-rio.blogspot.com.br/

Àquelas que doulam, acompanham, fazem parir, àquelas que parem, aos maridos que apóiam, às avós que tranquilizam, aos filhos mais velhos que massageiam, entram na banheira, aos pediatras que compreendem e aos bebês que chegam lindos, plenos e saudáveis, minha gratidão!

Tenho certeza de que o mundo é um lugar melhor por conta da presença de vocês!
Luz, paz e amor!


2 comentários: