domingo, 6 de outubro de 2019

Outubro rosa: não deixe para depois

Chegamos ao Outubro Rosa e no mundo todo, o mês é utilizado para reforçar as campanhas de controle do câncer de mama. Informação, conhecimento e iniciativa são essenciais para que mulheres e homens fiquem atentos à saúde, não só neste mês, como durante toda a vida. 



Como a grande maioria do nosso público aqui são mulheres, queremos abrir espaço para um recorte importante. As mulheres negras de baixa renda costumam ser diagnosticadas com o câncer de mama já em estado mais avançado e quem afirma isso são pesquisadores brasileiros que publicaram o artigo na revista científica The Lancet no começo do mês de junho. Isso pode ser explicado devido ao pouco acesso ao sistema público de saúde de qualidade. 

Com o objetivo de ajudar a promover saúde através da informação, nós queremos compartilhar algumas questões importantes a respeito da doença. Fique atent@!
  • O câncer de mama não tem somente uma causa. A idade é um dos mais importantes fatores de risco para a doença (cerca de quatro em cada cinco casos ocorrem após os 50 anos)
  • O câncer de mama de caráter genético/hereditário corresponde a apenas 5% a 10% do total de casos da doença
  • Cerca de 30% dos casos de câncer de mama podem ser evitados com a adoção de hábitos saudáveis como: Praticar atividade física, alimentar-se de forma saudável e evitar uso de hormônios sintéticos (como anticoncepcionais e terapias de reposição hormonal).

  • O câncer de mama pode ser percebido em fases iniciais, na maioria dos casos, por meio dos seguintes sinais e sintomas: Nódulo (caroço), fixo e geralmente indolor: é a principal manifestação da doença, estando presente em cerca de 90% dos casos quando o câncer é percebido pela própria mulher; pele da mama avermelhada, retraída ou parecida com casca de laranja; alterações no bico do peito (mamilo); pequenos nódulos nas axilas ou no pescoço; saída espontânea de líquido anormal pelos mamilos, entre outros.

  • É importante que as mulheres observem suas mamas sem técnica específica, valorizando a descoberta casual de pequenas alterações mamárias.
  • Todas as mulheres, independentemente da idade, devem ser estimuladas a conhecer seu corpo para saber o que é e o que não é normal em suas mamas. A maior parte dos cânceres de mama é descoberta pelas próprias mulheres.
  • A mamografia diagnóstica pode ser solicitada em qualquer idade, a critério médico. Ainda assim, a mamografia diagnóstica não apresenta uma boa sensibilidade em mulheres jovens, pois nessa idade as mamas são mais densas e o exame apresenta muitos resultados incorretos.
  • O SUS oferece exame de mamografia para todas as idades, conforme indicação médica.
  • A confirmação diagnóstica só é feita por meio da biópsia, técnica que consiste na retirada de um fragmento do nódulo ou da lesão suspeita por meio de punções (extração por agulha) ou de uma pequena cirurgia
  • O tratamento do câncer de mama depende da fase em que a doença se encontra (estadiamento) e do tipo do tumor. Pode incluir cirurgia, radioterapia, quimioterapia, hormonioterapia e terapia biológica (terapia alvo).
É muito importante se informar, mas ainda mais, cuidar da sua saúde! Portanto, fique atent@ ao seu corpo, isso é um ato de amor próprio. Estamos junt@s!

Nenhum comentário:

Postar um comentário