domingo, 10 de novembro de 2019

Alternativa sustentável: absorventes de pano!

Visando diminuir o impacto ambiental e muitas vezes, buscando entrar em contato com o corpo e a nossa natureza, novas alternativas vem surgindo para o período menstrual. Já temos coletores, calcinhas absorventes e os absorventes de pano. É sobre este último que vamos falar hoje!

Voltando ao tempo da vovó, mas usando recursos modernos, como o uso de tecidos adequados, design anatômico e adaptações que facilitam a rotina, os absorventes ecológicos vem disputando cada vez mais espaço com os descartáveis (ainda bem!). 

Os descartáveis chegaram no mercado como a grande descoberta e revolução! Compra, usa, descarta. No entanto, sabemos que não há reciclagem para este material no Brasil, apenas parte dos componentes conseguem ser reciclados por iniciativas de empresas situadas na Nova Zelândia e no Canadá, por exemplo. Por aqui, os absorventes param nos aterros e lixões, afetando o meio ambiente e a população local, que infelizmente, precisa morar ao redor e usa o lixo como forma de sustento. 


Também temos milhões de mulheres vivendo em situação de precariedade menstrual e com isso, não tem recursos ou acesso à cultura para a utilização dos ecológicos, mas quem tem, pode fazer uso e/ou buscar soluções que cheguem a quem não tem. Estima-se que a mulher faz uso de 10 absorventes descartáveis por menstruação, então já dá para ter uma ideia do quanto poluímos, né? 


Os descartáveis seguem métodos e regras de produção semelhantes às de fabricação das fraldas (que já falamos por aqui). Logo, a solução para quem prefere os absorventes, é optar pelos de pano! 


O que eles exigem basicamente é a água no processo de lavagem, que se usada com moderação, impacta menos o meio ambiente. Para quem opta por lavar na máquina, há uso de energia, então recomendamos que sejam higienizados junto à outras peças. A composição não afeta a nossa saúde, pois são produzidos com tecidos 100% algodão, facilitando a respiração. 


Já existe um bom mercado que atende à essas necessidades e pensam a todo tempo em utilizar os recursos naturais de forma consciente e responsável. No processo de curadoria da Ecco, optamos por adotar as marcas Morada da Floresta, Pachamama, Lua Crescente e Inciclo ! 


E você? Qual usa e por quê? Conta pra gente!
Vamos juntas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário