domingo, 4 de agosto de 2019

Semana Mundial do Aleitamento Materno

Mamães, papais, avós, tios, vizinhos, amigos do trabalho, sociedade civil, Instituições e Governo. Essa chamada é grande e para tod@s! Estamos falando sobre a amamentação, então é necessário que todo mundo se envolva com a questão. 

É preciso entender que o sucesso da amamentação não depende somente de uma mulher, mas sim de uma rede de apoio formada por todos esses setores que acabam se fortalecendo entre si. A mulher precisa se sentir confiante, com auto estima, capaz de realizar esse ato e para isso, é maravilhoso e essencial poder contar com tod@s. 

Quantas vezes nos deparamos com mulheres que foram impedidas de seguir com a amamentação por conta da falta de apoio no trabalho, na comunidade que a cerca e/ou em casa? Quantas vezes nos deparamos com mulheres que pararam por falta de informação? Com mulheres que não contam com @ parceir@ para que ela possa viver esse momento? Que não tem acesso ao sistema de saúde ou quando tem, é precário? Mulheres que não recebem nenhum tipo de apoio durante o puerpério. 

Amamentar é também um ato de amor, mas não podemos embarcar nessa, enchendo a vida de corações e esquecendo do quanto é desgastante e pode vir a ser, doloroso para a mulher. Conversar sobre essas dificuldades, sobre esses momentos, é de absoluta importância para que encaremos a maternidade de forma real e livre de pressões e opressões. Muitas mulheres se veem com dores, esbarram com ductos entupidos, palpites desnecessários, informações equivocadas, entre outras. A amamentação pode trazer plenitude, mas também dessas coisas. 


É muito necessário também lembrar que existem mulheres que não puderam/podem amamentar e está tudo bem, são tão mães quanto as que amamentam. Devem ser amadas, respeitadas, acolhidas e não julgadas!! A Semana Mundial do Aleitamento Materno e o Agosto Dourado, estão aí para que essa pauta fique em evidência e não esqueçamos de todas as etapas envolvidas neste processo. 


Nós preparamos uma série especial nas mídias sociais para espalhar informação e abraçar todas as mulheres que já passaram, passam ou pretendem passar por esse período. A primeira parte foi ao ar, mas nós queremos adiantar o compartilhamento das outras por aqui! Vamos saber um pouco mais? 


  •  A amamentação fortalece a microbiota da criança, o sistema imunológico e reduz o índice de alergias. 


  •  Aumentar a amamentação ideal pode evitar mais de 823.000 mortes de crianças e 20.000 óbitos maternos a cada ano! 


  •  A sucção ajuda no desenvolvimento da arcada dentária do bebê e a amamentação por seis meses ou mais pode prevenir 14 a 19% dos casos de leucemia infantil 


  •  O aleitamento materno está associado com melhor desempenho nos testes de inteligência (3.44 pontos) em crianças, adolescentes e adultos jovens


  •  Crianças amamentadas tem risco 35% menos de ter diabetes tipo II e 13% menor de ter sobrepeso/obesidade. Os prematuros amamentados com leite materno também apresentam efeito benéfico para a função cardíaca, na idade adulta 
  •  As mães que amamentam sentem frequentemente mais autoconfiança e melhor adaptação aos seus bebês. Também diminui o risco de câncer de mama e ovário, contribui para que o útero volte ao seu tamanho real e para a perda de peso ganho durante o período gestacional. 

Compartilhe, passe adiante! Informação e conhecimento nunca são demais! Dê apoio, acolha, ofereça o seu tempo e a sua presença para que as mães possam amamentar com serenidade e segurança. Vamos juntas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário