segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Faça o Teste!

Este é o depoimento que recebemos de uma cliente, após fazer as 3 semanas de teste com fraldas de pano que só a ecco, mama! disponibiliza:

Foi uma grata surpresa quando eu estava dando uma olhada no site da ecco, mama! e encontrei o KIT TESTE. Eu já tinha algumas fraldas de pano aqui em casa e estava no início da minha “aprendizagem”. O problema é que eu não tinha muitas fraldas nacionais e gostaria muito de colaborar com as empresas daqui mas nunca conseguia decidir qual marca comprar. Com o KIT TESTE resolveria o meu problema de decidir qual marca comprar (pois eu poderia experimentar várias marcas) e ainda teria a possibilidade de devolver aquelas a que eu e meu filho não nos adaptarmos!
Quando o meu kit chegou eu já fui correndo fazer a primeira lavagem e esquematizei uma anotação em um bloco para eu poder contabilizar quais vazavam mais e etc. Logo no início, na primeira semana de uso eu já descartei uma das fraldas sem mesmo usá-la no Samuel. Como a minha mão é grande, eu não consegui arrumar o absorvente dentro do bolso (e olha que eu já tinha uma dessa mesma marca em casa e não tinha tido este problema). Mais tarde descobri que a modelagem variava com as cores da fralda. Mas agora deixa eu falar da fralda que eu mais gostei: Efral! Eu nunca tinha tido vontade de comprar uma dessa marca e devo confessar que não acreditava que fossem “aguentar o tranco”. E eis que eu me apaixonei pela minha Efral! Vou trocar todos os meus créditos na ecco, mama! por Efral!
Enfim, adorei ter adquirido o KIT TESTE pois me possibilitou devolver as fraldas que não me adaptei e melhor ainda, pude conhecer fraldas que adorei e que de outra forma não teria comprado! Eu recomendo a todas as mamães que estão querendo iniciar no uso de fraldas de pano e que ainda estão meio “perdidas” sobre qual e quantas comprar.


Faça como essa feliz mamãe e conheça as fraldas de pano através do Faça o Teste da ecco, mama!

quinta-feira, 15 de setembro de 2011

Dicionário das fraldas de pano

As fraldas de pano modernas parecem complicadas, porque possuem vários modelos e acessórios, além de vários nomes usados serem em inglês. Mas é tudo uma questão de tempo até se acostumar com a terminologia.
Aqui, um dicionário completo para te ajudar a entender e pesquisar mais sobre fraldas de pano:

All-in-One (AIO) - tradução: TUDO EM UM. Uma fralda com uma camada impermeável externa, um revestimento interno, e um absorvente, tudo em uma só peça.

All-in-Two (AI2) - tradução: TUDO EM DOIS. Uma fralda com uma camada impermeável externa, geralmente com um revestimento interno, e acompanhado por uma tira de tecido que em alguns modelos é presa, dobrada, ou apenas inserida na fralda para absorção extra.

Calça plástica (calça enxuta) - Capas antigas, muito utilizadas sobre fraldas tradicionais. Hoje com uma maior variedade de tecidos externos, como algodão e poliviscose.

Contour - Uma fralda de pano básica em formato semelhante a uma ampulheta. Seu uso é semelhante ao das fraldas tradicionais. Algumas têm botões, velcro, ou laços e outras são fixadas utilizando um Snappi (fixa-fralda), ou apenas envolvidos pela capa. Para não vazar, este modelo deve ser coberto com uma capa impermeável.

Cloth wipes - tradução: LENÇOS DE PANO. Panos reutilizáveis para a higiene do bebê. A maioria das lojas de fraldas de pano vende soluções próprias ou você limpar como de costume (água, sabão neutro, chá de lavanda, etc.)

Diaper cover - tradução: CAPA. É uma cobertura ou capa impermeável, usada por fora de contours, prefolds, flats ou fraldas tradicionais para impedir vazamentos.

Diaper pail: comumente usado em países estrangeiros, é um balde próprio para armazenar fraldas usadas. Geralmente usado com uma capa chamada de 'diaper pail liner'.


Diaper pail liner - tradução: SACOLA IMPERMEÁVEL. Utilizada para armazenar fraldas sujas até o momento da lavagem.

Diaper sprayer - tradução: DUCHA HIGIÊNICA (duchinha, chuveirinho) Um acessório que ajuda muito a pré-higienizar fraldas de cocô.

Doubler - tradução: REFORÇO ABSORVENTE. É um absorvente, geralmente mais fino, usado junto com um absorvente comum, para aumentar a capacidade de absorção. Pode-se usar vários reforços até obter a capacidade de absorção desejada. São especialmente úteis nos momentos de uso prolongado das fraldas, como sonecas e para a noite.

Elástico caseado - Presente nas pernas e cintura de alguns modelos de fraldas ajustáveis (one-size) para aumentar ou diminuir o tamanho.


Fitted - É uma fralda de ótimo ajuste ao corpo, bastante absorvente, mas requer o uso de uma capa impermeável. Pode ser presa por botões, velcro ou fixa-fralda (Snappi), dependendo do modelo.

Hybrid - tradução: HÍBRIDA. Esta fralda combina o universo das fraldas de pano com o das descartáveis. É uma capa de tecido impermeável reutilizável (com ou sem revestimento) que pode tanto ser usada com absorvente lavável como com descartável.

Flat - tradução: FRALDA DE PANO TRADICIONAL. Um pedaço quadrado ou retangular de pano, que deve ser dobrado ou enrolado no bumbum do bebê. Precisa ser presa e coberta com uma capa impermeável.

Insert ou soaker - tradução: ABSORVENTE (recheio). É uma tecido absorvente plano ou costurado em forma de almofadinha, que deve ser encaixado, dobrado, ou inserido em uma fralda de pano para absorver.

Lanolin - tradução: LANOLINA. Também conhecida como cera de lã, esta substância gordurosa (além de ser usada para proteger os mamilos durante a amamentação) é usada para tornar capas de lã impermeáveis (ver "Wicking").

Laundry tab -tradução: PROTETOR DE LAVAGEM PARA VELCROS. Em fraldas de pano com velcro, é bom que haja um protetor para velcro, que é apenas um pedaço de velcro macio para prender a parte áspera, a fim de evitar agarrar em outros itens (incluindo outras fraldas), enquanto estiver sendo lavada.

Leg gusset (ou apenas gusset) - tradução BARREIRA PROTETORA. Este é o elástico em torno da abertura da perna ou um pedaço de pano com elástico no interior, em adição ao elástico em torno da abertura da perna (como na imagem), que fornece uma forma mais segura de proteção contra vazamentos ao redor das pernas do bebê.

Liner - tradução: FORRO. Um fino pedaço de pano colocado em cima de todas as outras camadas da fralda de pano para tornar a remoção dos resíduos mais fácil. Alguns liners são feitos de papel e, portanto, descartáveis ​​(alguns podem até ser jogados diretamente no vaso sanitário).Algumas pessoas usam liners quando precisam passar pomada para assadura, para impedir que a fralda seja impermeabilizada.

Longies (soaker pants, sweater pants) - São capas para fraldas no formato de calça, geralmente usadas no inverno. Feitas a partir de tecido que repele a umidade, como lã ou fleece.

Nappy - sinônimo de 'diaper', significa FRALDA.

One Size (OS) - tradução: TAMANHO ÚNICO (AJUSTÁVEL). Fralda cujo tamanho pode ser ajustado (maior ou menor) para crescer junto com o bebê ou servir em bebês de diferentes idades usando fraldas numa mesma casa.

Pocket diaper - tradução FRALDA COM BOLSO. É a fralda que possui uma abertura para a inserção de absorventes.

Prefold - Um tipo de fralda plana. Esta é uma fralda de pano quadrada ou retangular com uma parte no meio mais grossa, extra-absorvente. São populares o prefold chinês e o indiano. Deve ser dobrada, preso e coberto com uma capa impermeável. Quando fraldas prefold são vendidas, muitas vezes sua descrição acompanha números que indicam quantas camadas o compõem. Por exemplo, um prefold 3x6x3 significa que cada aba lateral tem 3 camadas de tecido e a do centro é composta por 6.

Pull-on - Toda fralda ou capa que é vestida como cuequinha, ao invés de presa na altura da cintura.

Rise snaps - tradução: BOTÕES PARA AJUSTE VERTICAL. Os botões utilizados para aumentar ou diminuir o tamanho das fraldas ajustáveis (one size).

Shorties - capa de lã ou fleece que cobre a fralda como um short.

Sleeve pocket - Fralda similar ao modelo com bolso, porém com aberturas em ambas extremidades. Na hora da lavagem não é necessário remover o absorvente, pois este sai sozinho com a agitação da máquina.

Stripping - tradução: HIGIENIZAÇÃO PROFUNDA. Um processo para remover o acúmulo de resíduos da fralda de pano. Fraldas novas e fraldas com mau-cheiro também são comumente higienizados. Este processo aumenta a capacidade de absorção. Uma maneira comum de remover resíduos de uma fralda é lavá-la em água quente sem sabão ou fervê-la (consultar com o fabricante se a fralda pode ser fervida ou somente o absorvente).

Swim diaper - tradução: FRALDA PARA NATAÇÃO. Fralda própria para água, impede que haja vazamento de cocô.

Trainer (training diaper, training pants) - tradução: FRALDA DE TREINAMENTO. Fraldas em formato de calcinha/cuequinha usada durante o processo de desfralde da criança. Algumas são apenas de vestir e outras possuem botões laterais para auxiliar na hora da troca.

Wet bag - tradução: BOLSA IMPERMEÁVEL. Acessório indispensável para guardar fraldas sujas quando estiver fora de casa. Geralmente é fechada por zíper ou cordão.

Se tiver termos a adicionar ao dicionário, deixe um comentário que atualizaremos as informações! =)




domingo, 28 de agosto de 2011

Água sanitária nas fraldas, pode??

Nas fraldas, não deve! Pode danificar irreversivelmente a camada impermeável e manchar os tecidos.
Nos absorventes, especialmente os de microfibra, que costumam ficar fedidos, PODE. Esporadicamente, pode. O uso frequente da água sanitária pode danificar as fibras do tecido, além de ser nociva para o meio-ambiente. Nesse caso, prefira as fórmulas livres de cloro.

Se você não quer lavar repetidamente só com água, usar água quente, se não tem como colocá-los ao sol ou se não tiver bicarbonato de sódio em casa e você não estiver mais aguentando o cheiro dos absorventes, você pode adicionar aproximadamente meio copo de água sanitária à lavagem dos absorventes. Primeiro, lave-os com sabão - com pouquinho, como de costume. Em seguida, lave com água sanitária e enxágue duas ou três vezes para remover todo alvejante.


Quando devo fazer isso?

  • Os absorventes estão duros?
  • Escurecidos?
  • Fedidos?
Então eles devem estar com bastante resíduo de sabão e urina. E é hora de fazer uma higienização mais profunda neles!


Lembre-se de não tornar o uso de água sanitária um hábito, já que o cloro é um produto muito poluente, pois o efeito sanitário extermina todas as formas de vida, inclusive nos rios e solo onde é despejado. (fonte: Ipema)





quinta-feira, 25 de agosto de 2011

Descarte correto de resíduos

Ontem saiu uma matéria interessante sobre sustentabilidade no caderno de Economia do Jornal O Globo e gostaríamos de compartilhar um trecho:

"A palavra Sustentabilidade é figurinha fácil em propagandas e sites corporativos. O uso do termo, no entanto, está muito mais presente no discurso do que nas práticas empresariais, pelo menos, no setor supermercadista. É o que aponta pesquisa realizada pelo Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec), com as dez maiores redes de supermercados do país, sobre a existência de postos de coleta seletiva nas lojas, a adoção de medidas de orientação ao consumidor e a adequação à Política Nacional de Resíduos Sólidos (PNRS). Das dez redes, apenas quatro oferecem informações sobre descarte e postos de coleta, e nenhuma informou sobre projetos relacionados às novas exigências da PNRS."

O artigo segue dando informações sobre as redes de supermercado, quais informam adequadamente ao consumidor sobre os locais para descarte de resíduos e fala sobre parcerias firmadas com grupos de recicladores.
Mas a conclusão é que falta orientação sobre o descarte correto e locais de coleta.

E aí seguem dicas interessantes sobre como podemos fazer a nossa parte diante desse quadro:
  • Se não existir o serviço de coleta seletiva em seu bairro ou cidade, procure uma cooperativa de catadores ou um supermercado que tenha programa de coleta seletiva. Além disso, entre em contato com a prefeitura do seu município para cobrar que se estabeleça esse serviço na cidade
  • Se a coleta de recicláveis for feita pela prefeitura ou cooperativa de catadores, não é necessário separar os resíduos por tipo (papel, plástico, vidro, etc.), apenas segregá-lo do lixo comum. Já os supermercados costumam recolher materiais separados por tipo
  • Limpe os materiais antes de encaminhá-los para a coleta seletiva. Vidros quebrados e outros objetos cortantes devem ser enrolados em jornal para evitar acidentes
  • Leve as pilhas e baterias obsoletas às lojas de produtos eletroeletrônicos ou a qualquer estabelecimento que venda esse tipo de produto, como supermercados, que são obrigados por lei a recolhê-las. Se jogados no lixo comum, esses materiais podem contaminar o solo e a água com metais pesados
  • Cobre do supermercado que você frequenta outras soluções para diminuir a geração de resíduos. Sugira, por exemplo, que o estabelecimento ofereça embalagens retornáveis para refeições prontas e reduza o uso de isopor
  • Na hora das compras, leve sua sacola retornável e diga não aos sacos plásticos. Caso você se esqueça, peça caixas de papelão ao supermercado
  • Reflita sobre as suas necessidades e consuma apenas o necessário
São atitudes fáceis de incorporarmos ao nosso dia-a-dia e que contribuem significativamente com o meio-ambiente!


sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Comprando fraldas usadas

No universo das fraldas de pano é muito comum que uma mãe venda as fraldas de pano que o bebê dela já não usa mais.
Para quem ouve isso à primeira vez, pode parecer estranho e até anti-higiênico, mas com algumas medidas simples é possível garantir fraldas de boa qualidade a um preço mais baixo, o que, além de econômico é extremamente sustentável!

  1. Para qualquer produto usado, é importante saber do vendedor quais os sinais de uso, se possui defeitos e ver fotos do produto. Fraldas de pano podem manchar, o que não altera a eficácia delas, mas pode ser que algumas mães se incomodem com isso e prefiram não comprar uma fralda usada manchada. (De qualquer forma, tendo uma área onde bata sol em casa, é possível remover quase qualquer mancha!)
  2. Compre de uma mãe conhecida, mesmo que apenas no plano virtual, ou em um site conhecido e de reputação confiável. Assim a coisa fica mais segura. Sites que vendem também fraldas usadas devem fazem uma boa vistoria nos produtos e, apesar de não oferecerem garantia, provavelmente darão algum tipo de orientação se você vier a ter problemas com a fralda.
  3. Ao receber a fralda usada, é interessante fazer uma lavagem inicial com vinagre, devido ao seu conhecido poder bactericida. Basta adicionar vinagre ao primeiro enxágue e depois realizar mais um enxágue apenas com água.
As fraldas semi-novas da ecco, mama! possuem no máximo 3 semanas de uso. São devoluções do "Faça o Teste" ou de testes realizados pela própria loja para conhecer os produtos antes de colocá-los à venda.


Reutilize ao máximo e consuma menos, a natureza agradece!



quarta-feira, 10 de agosto de 2011

Teatrinho com materiais reutilizáveis

Hoje a ecco, mama! quer compartilhar uma dica super interessante: o site Artes de Um Tudo.

Lá você encontra tutoriais para fazer uma infinidade de fantoches, dedoches e marionetes, a partir de material super simples que a gente tem em casa, reaproveitando caixinhas de pasta de dente, rolo de papel higiênico e abusando da criatividade. E tem até tutoriais mais complexos, sobre como fazer máscara de ventríloco de gesso!

Mesmo quem não está diretamente envolvido com teatro pode aproveitar as dicas para fazer, junto com as crianças, brinquedos bacanas, incentivando o faz-de-conta.

Vamos lá, mão na massa! Ou no papel, na cola... =)








sábado, 6 de agosto de 2011

Promoção Bebês Ecológicos



Para quem já conhece e AMA as fraldas Bebês Ecológicos, agora terá a oportunidade de comprar mais fraldinhas a um preço ótimo! A ecco, mama! está em promoção!

Para quem ainda não conhece, fica a dica para experimentar essas fraldas que possuem um tipo de ajuste que fica bem em qualquer bebê.

O ajuste é feito por elásticos caseados com 1cm de largura nas pernas e na cintura, que permitem que a mesma fralda seja usada do tamanho P ao G.

As fraldas em PET, malha ecológica feita a partir do reaproveitamento de garrafas plásticas, estão acabando e, para ajudar a renovar o estoque, demos um descontão de 20%! As noturnas, pra não ficar de fora, entraram com 15%. E as semi-novas, já com absorvente incluído, com 10%.
Os preços na loja já estão atualizados com os descontos.

A fralda Bebês Ecológicos é feita com camada interna de microsoft - deixa o bebê sequinho, e duas camadas intermediárias impermeáveis. Possui um bolso onde deve ser inserido o absorvente (vendido separadamente).
Recomendamos usar as fraldas diurnas como capas, com o absorvente sobre o bolso. Isso evita vazamentos e possibilita usar a mesma fralda várias vezes, substituindo apenas o absorvente.

segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Fraldas de tamanho único: duram mesmo até o desfralde?




Fraldas de tamanho único - as one-size, no inglês - são as preferidas da maioria das mamães, porque:

  • servem no bebê dos 4kg aos 15kg, aproximadamente. 
  • são a melhor opção para famílias onde há mais de um bebê usando fraldas. 
  • são a opção mais econômica. 
Acontece que fraldas de tamanho único não necessariamente durarão do parto até o desfralde.
E mesmo que um bebê consiga usar a mesma fraldas por 2 anos, o outro pode perder a fralda antes...

Vamos entender o que acontece:
Elásticos perdem a elasticidade. Fato. E não, não é obrigação do fabricante substituí-los após o prazo de garantia. Sejamos realistas: quando uma blusa que você comprou há um ano perde um botão, você manda um e-mail para o fabricante pedindo uma substituição?
É ótimo podermos ter esse canal aberto para conversarmos com os fabricantes, mas se eles forem ceder a cada pedido para agradar aos clientes, quem sofre é a empresa.
O elástico não é a única parte das fraldas que mostra sinais de desgaste. Ao final de alguns anos, assim como qualquer peça de roupa, os tecidos podem chegar a furar!
E, ainda mais comum que o problema do elástico é o estrago dos velcros. A maioria dos velcros irá acabar em um ano. Algumas marcas produzem velcros de maior qualidade, especialmente o velcro usado em algumas fraldas importadas, mas mesmo assim, o velcro reduz a expectativa de vida das fraldas acima dos outros fatores.
Há algumas maneiras de aumentar essa expectativa de vida, como: lavar em água fria, não usar vinagre regularmente, preferir secar no varal à usar a secadora, usar sabão de boa qualidade... São apenas algumas sugestões. Não segui-las não significa que suas fraldas se acabarão em pouco tempo. Você deve avaliar o custo-benefício de cada medida.

Agora, se você tem poucas fraldas, então cada uma delas será usada mais vezes e desgastará mais rapidamente.


Quanto tempo você espera que uma fralda de tamanho único dure? E se ela não durar o tanto que você imagina? Qual a sua experiência com fraldas de tamanho único?

Deixe seu comentário!


Esse texto foi traduzido e adaptado com autorização da autora.
http://www.ultimateguidetoclothdiapers.com
http://www.allaboutclothdiapers.com

quinta-feira, 28 de julho de 2011

O erro mais comum com fraldas de pano

Um erro bastante comum entre mães que usam fraldas de pano em seus filhos é investir em uma única fralda.
NÃO compre um estoque de uma fralda só antes de experimentá-la!


Quando se começa a pesquisar sobre fraldas de pano, é frequente encontrarmos uma que parece ser perfeita e então queremos investimos nela. Mas isso pode acabar saindo caro...
Apesar de o fabricante fornecer faixas de peso para aquela fralda, não é garantido que ela se ajustará bem em seu bebê. Cada criança tem um tipo físico único e a fralda deve ser experimentada nela para assegurar um ajuste adequado, confortável. É comum vermos mães doidas para vender uma penca de fraldas porque imaginaram que ficariam perfeitas, mas, na verdade, ficaram frouxas ou muito apertadas, deixando o bebê todo marcadinho.



Um exemplo: Enquanto você procura por fraldas para seu bebê de 4 meses e 7kg, você descobre uma que anuncia ser tamanho único, ajustável, servindo de 4kg a 15kg. Então você gasta algumas centenas de reais e compra um monte delas.
Quando elas chegam, você corre pra experimentar uma delas em seu bebê. E aí descobre que ela está sobrando nas coxinhas enquanto a cintura ficou muito baixa. Você gastou um tanto de dinheiro em um monte de fraldas que nem serve!
É claro que você pode devolvê-las, mas não é melhor manter as coisas mais simples? Simples significa experimentar diversos modelos de fraldas e investir somente quando encontrar uma que é ideal para seu bebê.

Lembre-se dessa preciosa dica!



Esse texto foi traduzido e adaptado com autorização da autora.
http://www.ultimateguidetoclothdiapers.com
http://www.allaboutclothdiapers.com



sexta-feira, 22 de julho de 2011

Fraldada Carioca - dia 6 de agosto

Máquina de lavar precisa ser lavada?

Of course! É tipo aquela história da toalha de banho, que, teoricamente não precisaria ser lavada, já que enxuga o corpo limpo. Mas ela se suja, sim, com a gordura do corpo, com a poeira do ambiente... A máquina, igualmente, acumula resíduos e, se você visse o que eu vi quando abri minha máquina que foi usada por 5 anos sem ser higienizada, você também estaria em choque e querendo pedir ao mundo inteiro que cuide com carinho de suas máquinas de lavar!
Nós, mães e pais, que optamos por usar fraldas de pano, sabemos que a máquina é um aparelho maravilhoso, que nos possibilitou voltar a usar fraldas de pano, mesmo quando a tecnologia parecia caminhar para o lado das fraldas descartáveis. Quem já precisou ficar sem a máquina durante uma viagem ou por outro motivo sabe como é trabalhoso. Talvez por isso, ainda hoje, quando falamos em fraldas de pano, tantas pessoas arregalem os olhos e perguntem: "Mas e o trabalho?? Quem vai lavar??" Simples, a máquina!
Então vamos aprender a cuidar dessa nossa aliada, pra não acabarmos prejudicando nossas fraldas e roupas em geral:


A cada dois meses é importante rodar um ciclo inteiro, com o máximo de água e um litro de água sanitária. Isso vem escrito em todo manual de instruções de todas as máquinas de lavar. Mas não é toda pessoa que tem o costume de ler manuais, né?
E é simples assim.
Pode-se substituir a água sanitária por dois copos de vinagre, para ajudar a soltar sabão e amaciante empregnados.


IMPORTANTE: Nunca misture água sanitária com vinagre, ácido muriático ou agente de limpeza. Pode haver liberação de gases prejudiciais à saúde.


Além disso, é importante limpar com um pano ou esponja os dispensers de sabão e amaciante.
Programe-se, coloque no calendário. É só uma vez a cada dois meses e você evitará dores de cabeça futuras!!


ps.: para aproveitar o embalo, após a higienização da máquina, faça a higienização das fraldas com bicarbonato de sódio e água quente, como forma de prevenir mau-cheiro.



quinta-feira, 21 de julho de 2011

Data da inauguração da loja virtual

Com muito carinho e borboletas no estômago anuncio que dia 25 de julho abriremos as portas virtuais de nossa loja!
Ainda faltam chegar alguns produtos e não sabemos se estarão disponíveis para a inauguração, então algumas categorias poderão estar vazias, porém em poucas semanas o estoque irá se rechear e ficar cada vez mais colorido!
Mamães e papais que fizerem compras até o final do mês vão aproveitar a promoção:



Aguardamos sua visita!

terça-feira, 19 de julho de 2011

Sustentabilidade de produtos: o exemplo das fraldas

-> texto do site ecosSISTEMAS, escrito por Alexander.

Fraldas são trajes absorventes vestidos por indivíduos que não tem capacidade de controlar os movimentos de suas bexigas e de seus intestinos. Há muito tempo a humanidade utiliza fraldas, que podem ser fabricadas com algodão, fibras naturais, ou materiais sintéticos descartáveis. Enquanto fraldas feitas com várias camadas de fibras naturais como algodão podem ser lavadas e reutilizadas, as fraldas elaboradas com materiais sintéticos são utilizadas apenas uma vez e em seguida descartadas. A escolha por um tipo ou outro de fralda fica por conta dos pais de bebês ou usuários adultos, e pode passar por uma série de critérios como conveniência, saúde, custo e impactos ambientais.

Nem sempre houve essa possibilidade de escolha. Que o diga a Sra. Marion Donovan, norte americana nascida no estado de Indiana em 1917 que, cansada da tarefa ingrata e repetitiva de trocar as fraldas de algodão, lençois e roupas de seu filho pequeno, sentou-se à máquina de costura com um pedaço de cortina de chuveiro e criou a primeira capa plástica para as fraldas de pano da época. A capa plástica de Marion revolucionou o mercado desse tipo de produto, que contava apenas com um tipo de cobertura de borracha que causava irritações e assaduras na pele dos bebês.


O projeto seguinte de Donovan foi uma fralda completamente descartável, composta por um tipo de papel também criado por ela, que além de maior resistência e capacidade de absorção, mantinha a pele do bebê seca. Depois de diversas tentativas frustradas , finalmente a idéia de Marion foi comprada por Victor Mills em 1961, que posteriormente criou a famosa Pampers®, que até hoje nos EUA são sinônimo de fralda descartável.

A inovação de Marion Donovan certamente revolucionou a vida de milhões de mulheres ao redor do mundo, e não é exagero dizer que contribuiu enormemente para o movimento de libertação feminina.

Mudaram os tempos, as mulheres conquistaram espaço no mercado de trabalho e voz no ambiente político, a população mundial cresceu 300%, a produção de resíduos aumentou vertiginosamente e a destinação final das fraldas descartáveis tornou-se um dos grandes problemas da modernidade. Mudaram os problemas e desafios globais e a solução das fraldas continuou a mesma criada há 47 anos. O descarte das fraldas é apenas a ponta final do problema, já que não foram considerados aí o consumo de recursos naturais, energia e descarte de resíduos durante a fabricação das fraldas. Alguns estudos de análise de ciclo de vida e pegada ecológica foram produzidos recentemente e podem colaborar para trazer luz à uma discussão muitas vezes pouco fundamentada.

O estudo mais recente é um trabalho canadense de autoria de Vizcarra, financiado pela Procter and Gamble (um dos grande fabricantes mundiais de fraldas descartáveis) no ano de 1995. O trabalho foi re-analizado pela Best Foot Forward, organização sediada em Oxford, Inglaterra, com a finalidade de transformar os dados da Análise de Ciclo de Vida em um estudo da Pegada Ecológica. Os resultados podem ser observados na tabela e gráficos abaixo:


Recurso
Fraldas Descartáveis
Reutilizáveis lavadas em casa
Reutilizáveis lavadas
em lavanderia especializada

Mín.
Max.
Mín.
Max.
Mín.
Max.
Energia Manufatura
0,135
0,222
0,014
0,023
0,029
0,048
Energia utilização
0,000
0,000
0,145
0,238
0,080
0,132
Água - Manufatura
0,004
0,020
0,002
0,008
0,002
0,010
Água - uso
0,000
0,000
0,008
0,039
0,003
0,016
Papel
0,300
0,558
0,000
0,000
0,000
0,000
Algodão
0,000
0,000
0,009
0,015
0,014
0,024
Total
0,44
0,80
0,18
0,32
0,13
0,23














A análise é conduzida utilizando como base o impacto por bebê/ano. A análise compara a Pegada Ecológica de fraldas descartáveis, fraldas reutilizáveis lavadas em casa, e fraldas reutilizáveis lavadas em lavanderia. A pesquisa de Vizcarra utiliza dados Canadenses, que tem suas similaridades para países industrializados.

Os dados utilizados para Análise de Pegada Ecológica de qualquer produto estão sujeitos a uma grande variação de valores, tanto no estágio de análise de ciclo de vida quanto no estágio de conversão para Pegada Ecológica. Para as fraldas de algodão, por exemplo, o consumo de energia/bebê/ano pode variar de acordo com a temperatura da água de lavagem das fraldas, ou com a eficiência na lavagem do serviço de lavanderia.

Adicionalmente, podem haver diferenças nos fatores de conversão para Pegada Ecológica utilizados. Por exemplo, o estudo utilizou um fator de conversão de 0,0164 Hectares/Ano/GJ se a energia para manufatura das fraldas for originária do petróleo ou 0,0270 Hectares/Ano/GJ se a energia for oriunda de eletricidade (termoelétricas). O valor do fator de conversão para papel varia de acordo com o tipo de energia utilizado no processamento do papel, e para o algodão as variações são relacionadas à produtividade do algodão no campo. Fatores de conversão para água dependem da energia incorporada na água do serviço público (quanta energia foi gasta para limpar e entregar a água), que dependerá da eficiência de tratamento e distribuição.

Segundo a pesquisa, podemos observar que as fraldas reutilizáveis apresentam os menores impactos ambientais. Dos dois sistemas de fraldas reutilizáveis, as fraldas que são lavadas por lavanderias especializadas demonstram ser a melhor opção, tomando como base os pressupostos da análise de ciclo de vida. Veja o gráfico comparativo dos 3 sistemas de fraldas na figura1:



É importante notar que a Pegada Ecológica analiza apenas a utilização de recursos renováveis. No caso do petróleo utilizado para manufatura, é considerada a área necessária de árvores para absorver as emissões de Carbono referentes à queima do combustível. Não são considerados na análise a utilização e descarte de produtos químicos sintéticos, e o descarte das fraldas, apenas as etapas de produção e uso.

Se fizermos uma análise parcial dos três tipos de fraldas, considerando apenas a água utilizada para manufatura e lavagem, veremos que o resultado se altera, como demonstra a figura2:



Observe que as fraldas descartáveis, que possuem a maior Pegada Ecológica dos três tipos comparados, no caso da análise da Pegada de Água seriam a melhor opção. No entanto, analisar um único fator, como a quantidade de água utilizada na produção e consumo, pode mascarar o consumo de energia e outros recursos naturais renováveis, como demonstra a análise da Pegada Ecológica, e trazer interpretações equivocadas sobre a sustentabilidade ambiental dos produtos que estão sendo comparados. É interessante notar também que esta análise apresenta apenas aspectos relacionados a consumo de recursos naturais, e não faz qualquer menção ao tipo de mão de obra utilizado na manufatura das fraldas, relações trabalhistas dos funcionários e empregadores, demonstrações contábeis e fiscais das empresas fabricantes etc, não devendo ser considerada como marco máximo para análise de sustentabilidade de produtos.

A Pegada Ecológica é uma ferramenta muito precisa de análise da sustentabilidade ambiental de produtos, e quando somada às estratégias mais amplas de análise da sustentabilidade, traz informações poderosíssimas para que empreendimentos, produtos e serviços caminhem em direção à sistemas produtivos mais sustentáveis.