segunda-feira, 1 de agosto de 2011

Fraldas de tamanho único: duram mesmo até o desfralde?




Fraldas de tamanho único - as one-size, no inglês - são as preferidas da maioria das mamães, porque:

  • servem no bebê dos 4kg aos 15kg, aproximadamente. 
  • são a melhor opção para famílias onde há mais de um bebê usando fraldas. 
  • são a opção mais econômica. 
Acontece que fraldas de tamanho único não necessariamente durarão do parto até o desfralde.
E mesmo que um bebê consiga usar a mesma fraldas por 2 anos, o outro pode perder a fralda antes...

Vamos entender o que acontece:
Elásticos perdem a elasticidade. Fato. E não, não é obrigação do fabricante substituí-los após o prazo de garantia. Sejamos realistas: quando uma blusa que você comprou há um ano perde um botão, você manda um e-mail para o fabricante pedindo uma substituição?
É ótimo podermos ter esse canal aberto para conversarmos com os fabricantes, mas se eles forem ceder a cada pedido para agradar aos clientes, quem sofre é a empresa.
O elástico não é a única parte das fraldas que mostra sinais de desgaste. Ao final de alguns anos, assim como qualquer peça de roupa, os tecidos podem chegar a furar!
E, ainda mais comum que o problema do elástico é o estrago dos velcros. A maioria dos velcros irá acabar em um ano. Algumas marcas produzem velcros de maior qualidade, especialmente o velcro usado em algumas fraldas importadas, mas mesmo assim, o velcro reduz a expectativa de vida das fraldas acima dos outros fatores.
Há algumas maneiras de aumentar essa expectativa de vida, como: lavar em água fria, não usar vinagre regularmente, preferir secar no varal à usar a secadora, usar sabão de boa qualidade... São apenas algumas sugestões. Não segui-las não significa que suas fraldas se acabarão em pouco tempo. Você deve avaliar o custo-benefício de cada medida.

Agora, se você tem poucas fraldas, então cada uma delas será usada mais vezes e desgastará mais rapidamente.


Quanto tempo você espera que uma fralda de tamanho único dure? E se ela não durar o tanto que você imagina? Qual a sua experiência com fraldas de tamanho único?

Deixe seu comentário!


Esse texto foi traduzido e adaptado com autorização da autora.
http://www.ultimateguidetoclothdiapers.com
http://www.allaboutclothdiapers.com

3 comentários:

  1. Parabéns pelo post! Aqui em casa as fraldinhas já estão com 11 meses de uso, ainda não deram sinal de desgaste que prejudique o uso, vamos ver quanto tempo ainda iremos usa-las.

    ResponderExcluir
  2. Seu site está muito lindo , parabéns, mas neste post não concordo com vc , pois tenho somente fraldas One Size e minha filha está quase desfraldando e todas minhas fraldinhas estão em bom estado , o elástico está em bom estado, velcros e botões tambem. E com certeza irão servir para minha proxima bebezinha que está por vir.
    Bom esta é minha experiencia

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Abhay! Grata pelo seu comentário! muito bom podermos trocar experiências. Creio que a ideia do post é justamente mostrar que se bem cuidadas as fraldas podem durar, sim. mas que alguns fatores devem ser tratados com mais atenção.Meu bebê ainda está com 8 meses, e também tenho muitas OS. Espero que possa usar até o desfralde também! Mas eu creio que no próximo bebê investirei mais nas tamanho perfeito, porque depois que eles nascem eu não consigo segurar a vontade de continuar comprando fraldinhas!!!! cada vez lançam uma mais linda que a outra, e se o enxoval já está completo não tenho muitas desculpas para adquirir mais.. hihi um abraço! e tudo de bom para suas meninas e você!

      Excluir