sábado, 30 de março de 2019

Para assistir: Feminismo na Netflix

Para comemorar 1 mês da volta do nosso blog, em um final de semana de temperaturas baixas aqui no RJ, analisamos o material disponível na Netflix e preparamos uma lista de séries e filmes que abordam o feminismo para você assistir na plataforma! O movimento está sempre em transformação e buscando lutar pela igualdade de direitos. Já obteve muitos avanços, mas sabemos que as desigualdades ainda são grandes, por isso a luta continua! Para inspirar você, segue a nossa lista!

1 - Coisa Mais Linda (2019)   

Foto: Aline Arruda/Netflix

Lançamento da Netflix, a série tem 7 episódios e é protagonizada por Maria Casadevall. A sinopse conta que uma dona de casa, Maria Luiza, interpretada por Casadevall, chega ao Rio nos anos 1950 para encontrar o marido e descobre que foi abandonada. Ela então decide ficar na cidade e abrir um clube de Bossa Nova. O trecho não entrega muito e nós não vamos dar spoiler, mas a narrativa se desenvolve a partir dos encontros que a personagem tem com as outras mulheres. Juntas, elas vão mostrando os conflitos, desafios, semelhanças e diferenças sobre ser mulher naquela época.

2 - Absorvendo o Tabu (2018)



O documentário indiano escrito e dirigido por Rayka Zehtabchi aborda os estigmas da menstruação e foi o vencedor da categoria Melhor Documentário Curta-Metragem no Oscar 2019. Revolucionário, não é!? Ele tem apenas 26 minutos e é uma grande conquista das mulheres em uma premiação como essa! O documentário foi filmado na Índia rural onde o estigma da menstruação persiste. Mulheres produzem absorventes de baixo custo em uma nova máquina e caminham para a independência financeira. 

3 - Feministas: O que elas estavam pensando? (2018) 



A partir de fotos dos anos 70 que captaram o despertar do feminismo, o filme de 1h26min, dirigido por Johanna Demetrakas, mergulha na vida das mulheres retratadas e explora a permanente necessidade de mudança. A diretora, junto com as personagens das fotos, revisitam a história e falam sobre as mudanças que o movimento passou e também sobre a necessidade de estar sempre em movimento para que ele siga avançando.

       4 - She's Beautiful When She's Angry (2014)

O documentário de 2014, dirigido por Mary Dore, apresenta as lutas e depoimentos de mulheres que lideraram o movimento feminista dos anos 1960 e 1970 nos EUA. Ele também mescla imagens de manifestações recentes e conta com importantes nomes como Jane Collective, Kate Millet, Virginia Whitehill, entre tantas outras mulheres que revolucionaram a história. O doc tem 1h32min e aprofunda o debate, buscando mostrar a pluralidade do feminismo, mesmo que não concentre suas atenções nas diferentes correntes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário