terça-feira, 5 de julho de 2011

Xii... O bebê dormiu com a fralda "errada", e agora?

Fraldas de pano, assim como as descartáveis, possuem "prazo de validade" e aguentam algumas horas. No caso das de pano, o que faz com que algumas fraldas possam ser deixadas por 2-4 horas e outras durante a noite toda - 12 horas - é o absorvente utilizado (ou uma combinação de absorventes diferentes!).
Você já sabe quais são suas fraldas noturnas preferidas, as que funcionam e não vão deixar seu bebê acordar todo molhado. Mas, sabe lá por que, hoje o pequenino ou pequenina resolveu dormir mais cedo e você ainda não tinha colocado a tal fraldinha especial...
E agora?? Você não quer acordar seu bebê, mas também não quer que ele se molhe no meio da noite... O que fazer?
Seguem algumas dicas:
  • Antes de mais nada, deixe a fralda prontinha, se possível até já com botões/velcros abertos, para reduzir o tempo da troca.
  • Caso o bebê não tenha feito cocô, nem precisa limpar, para não correr o risco de acordá-lo com a sensação da água que, mesmo aquecida, em contato com o ar pode esfriar o bumbum.
  • Se seu bebê ainda acorda para mamar, este é o momento! Faça a troca antes de oferecer o peito/mamadeira, mesmo que o bebê chore um pouquinho. Depois ele irá mamar e voltará a dormir tranquilamente.
  • Mães que amamentam podem tentar trocar enquanto dão o peito. É uma manobra, mas funciona e, como eles estão aconchegados no colo ou do ladinho da mamãe, não irão perder o sono. Se você precisa segurar a mamadeira e trocar já vai ficar mais complicado. Para isso será legal contar com a ajuda de uma outra pessoa, uma segura a mamadeira, outra troca a fralda.
  • Se seu bebê não acorda normalmente de noite, faça a troca algum tempo depois que ele tiver dormido, para que já esteja num sono pesado. Experimente colocar a fralda limpa por baixo do bebê, ainda vestindo a fraldinha usada. Quando tirar a usada, faça-o com cuidado para que o bebê já fique com o bumbum na fralda limpa. Aí é só fechar.
Na sua casa, como você faz? Se tiver mais dicas, deixe um comentário. Será muito útil para outros pais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário