domingo, 15 de dezembro de 2019

Alternativa sustentável: Calcinha menstrual!

Encerrando a nossa série sobre alternativas sustentáveis para a menstruação, vamos falar sobre a calcinha menstrual! 



Ela é como uma calcinha comum, elaborada para o nosso conforto durante o período, só que com a capacidade de absorção do sangue. Tem tecido antimicrobiano e a maioria das marcas criaram versões diferentes de acordo com o fluxo: leve, moderado ou intenso. 
Comparando com os absorventes, uma das vantagens mais exaltadas pelas mulheres que aderiram a esse novo modelo, é que a calcinha é bem mais fina e não há uma preocupação com o atrito nem com desconforto, como o que acontece também com os coletores. O espaço de absorção é amplo e a sensação é de que a calcinha está sempre seca (desde que respeitando o tempo de uso e as trocas).


Uma aparente desvantagem é o preço. A princípio ela parece cara, só que levando em consideração o número de absorventes descartáveis gastos durante o período menstrual, ela é uma alternativa econômica, e claro, nosso objetivo principal aqui, sustentável! 


É importante respeitar as especifidades dadas pelos fabricantes para o processo de lavagem, mas em geral, a indicação é não usar amaciante, alvejante e outros produtos para que eles não alterem a qualidade do tecido e nem a vida útil da calcinha que costuma ser em média, 3 anos. Sobre as trocas, como qualquer outra alternativa, elas variam conforme o seu fluxo. Com pouco tempo, você entende o que é melhor para o seu corpo e como devem ser realizadas as trocas. 

Aqui na Ecco nós optamos pela marca IncicloE você? Qual usa? 


Vamos juntas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário