Durante a gravidez surgem inúmeras questões e nesse processo, esses anjos em forma de gente podem te apoiar e orientar. As doulas são essenciais, só quem pôde contar com uma durante a gestação, entende o alívio e a coragem que nasce quando somos acolhidas e respeitadas!
Existe todo um histórico e ancestralidade ligados ao momento do parto. As mulheres da família, como a mãe, as avós, irmãs e/ou tias, costumavam acompanhar as parturientes durante o nascimento do bebê. Com o tempo, novas formações e tecnologias foram surgindo, deixando um pouco de lado essa relação de apoio para o ambiente quase “gelado” dos hospitais! As doulas vieram com um importante trabalho de resgate e ressignificação desse momento. Aqui na Ecco, entramos em contato com muitas mamães em gestação, e sempre que podemos, orientamos sobre os benefícios de se ter uma doula!
Para quem não sabe, elas são profissionais capacitadas para nos acolher, orientar, apoiar e assistir durante o pré-parto, a gestação, o pós parto e o puerpério. Além de tudo isso, elas também oferecem conforto e técnicas não farmacológicas que promovam o bem-estar. Ou seja, a união de tudo que nos fortelece, dá serenidade e coragem para a gestação ser o mais tranquila e amorosa possível.
A palavra “doula” vem do grego e significa “mulher que serve”. E elas fazem mais do que isso! Se doam, trabalhando muito para que possamos viver esse momento com serenidade.
Em 15/06/2016 foi aprovada a lei Nº 7314 que “Dispõe sobre a obrigatoriedade das maternidades, casas de parto e estabelecimentos hospitalares congêneres da rede pública e privada do Estado do Rio de Janeiro em permitir a presença de doulas durante o período de trabalho de parto, parto e pós-parto imediato, sempre que solicitadas pela parturiente.”. Ou seja, você, gestante, tem esse direito!
Neste último dia 18, foi o dia delas. Fica aqui a nossa homenagem a todas essas mulheres incríveis! Para representá-las, escolhemos a @anakacurin e a @vivonaturalmente, que gentilmente ofereceram a sabedoria e o amor que tinham para mim e à minha filha!
Fotos: Alê Rocha Fotografia