domingo, 12 de fevereiro de 2012

Fraldas de pano na estrada!!



Vem chegando o Carnaval, e apesar disso significar fim de férias pra muita gente, a maioria ainda vai pegar a estrada para curtir a folia ou o retiro, conforme o gosto do freguês.
Selecionamos algumas dicas que podem ajudar às famílias que querem se manter a todo vapor no uso das FPs mesmo longe de casa.
Boa leitura e bom feriado!!!

·         Apesar das fraldas de pano e absorventes não fazerem muito peso no total da bagagem, eles podem sim fazer bastante volume. Então é legal separar uma bolsa só para eles, de preferência daquelas maleáveis que a gente consegue encaixar em qualquer canto do carro (assim não dá muita chance do maridão reclamar que estão ocupando o bagageiro inteiro :P)

·         Separe fraldas suficientes para dois ou três dias (dependendo se o local escolhido terá facilidade de secar as fraldas), incluindo as de uso noturno.

·         Dê preferência às fraldas que você sabe secarem mais rápido.

·         Se você tem mais de um filho usando fraldas de pano, leve maior quantidade de fraldas tamanho único, pois em uma emergência elas podem ser usadas por qualquer um dos filhotes.

·         Vai ficar em hotel? Entre em contato com eles para saber sobre a possibilidade de usar a lavanderia. Alguns, principalmente os pequenos, quando o contato é mais pessoal e direto, têm mais opções do que a gente imagina (já vi casos em que a mamãe conseguiu usar a máquina de lavar da casa da dona no hotel!)

·         Sem máquina de lavar? O jeito é lavar à mão mesmo. Uma excelente saída é adquirir uma piscina de plástico daquelas de bebês, que podem ser usadas para lavar as fraldas com mais facilidade, bem como dar banho no bebê, sem precisar gastar muito espaço. Junte as fraldas do dia, separe as de cocô das de xixi. Tire o excesso dos resíduos sólidos, dê uma esfregadinha básica com água (essa época do ano tende a ter muito sol no país todo, então arrume um cantinho onde bata sol e deixe suas fraldas molhadas lá por uma ou duas horas. Repare como as manchas de cocô desaparecem sem qualquer esforço!!!). Encha a banheira ou piscina, ou mesmo a pia do quarto, se for grande. Coloque a quantidade mínima de sabão proporcional à quantidade de fraldas (lembre-se que o indicado pela maioria dos fabricantes é de 1 tampinha de garrafa de refrigerante para uma máquina cheia. POUCO SABÃO É FUNDAMENTAL PARA O SUCESSO DA EMPREITADA!!!!). Dê uma boa misturada em tudo, esfregue aqui e ali, e pronto, parta para o enxágüe, caprichado para não acumular resíduos de sabão.

·         Lembre-se: quanto maior a freqüência de lavagens durante a viagem, menor o acúmulo de fraldas, esforço e tempo. Então, sempre que puder, dê aquela guaribada e tente não acumular! Ninguém quer perder muito tempo de férias no tanque, não é mesmo?)

·         Não se esqueça de levar uma ou duas sacolas para fraldas sujas, já que a idéia é aproveitar a saída de casa. Sempre que tiver oportunidade, despeje os resíduos sólidos em um vaso sanitário antes de guardar a fralda.

Rapidinhas:

Dica 1: O sol será seu melhor amigo durante a estadia. Aproveite cada cantinho do quarto para deixar as fraldas secando.
Dica 2: quanto mais rápida for a lavagem depois que você notar que o bebê fez cocô, mais fácil ela será!
Dica 3: evite usar absorventes de microfibra durante a viagem, pois tendem a ficar com cheiro ruim se não secarem direito.
Dica 4: use liners!
Dica 5: aproveite o tempo quente para deixar seu filhote sem fralda sempre que possível. Já ouviu falar em higiene infantil, ou comunicação da eliminação? Dê um Google e descubra uma maneira interessante de fortalecer o vínculo com sua cria.

Não se esqueça de passar por aqui e contar como foi sua experiência com fraldas de pano fora de casa. Vamos compartilhar informação e mostrar que é mais simples do que parece!

Um abraço e divirtam-se!!

2 comentários:

  1. Muito bom o post!!
    Eu viajei com o filhão e papai pra Manaus pra passar 10 dias em dezembro. NA época eu só tinha 2 capas e 3 suportes da e-fral, mais 15 fraldinhas cremmer e 6 flanelas. Foi tranquilo. Sempre que ele fazia cocô eu lavava na hora a fralda e carregava ela o resto do dia na mochila mas já lavada, as de xixi eu só colocava na mochila em um saquinho. No final do dia, em 20 minutinhos, na pia mesmo eu enxaguava mais uma vez as já lavadas e lavava as de xixi e as capas. Ou seja, nem dependi do sol pra tirar manchas nem de deixar de molho (eu passava o dia fora do hotel passeando com o pequeno e minha mãe! De noite ele dormia de fralda descartável pra não ter de lavar microfibra que é mais chatinho de manter sem cheiro e de secar e pra poupar as flanelas pra uso durante o dia. Pra secar eu estendia tudo no quarto e secava no ar condicionado que lá é imprescindível!! De manhã estava tudo prontinho pra usar de novo!!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, limamm! Muito obrigada por compartilhar sua experiência com a gente. É isso mesmo, creio que o lance é acreditar no propósito, assim a gente sempre acha um jeito. Microfibra é mais complicado... eu conheço muitas mamães, e eu mesma às vezes ajo assim, que conseguem colocar o bebê para dormir com outros tipos de absorventes, é uma possibilidade também! Muito legal seu relato! beijão!

      Excluir