domingo, 3 de novembro de 2019

A importância do brincar!

Nosso espaço hoje é dedicado às crianças, brinquedos e brincadeiras!



As brincadeiras nem sempre estão relacionadas aos brinquedos. Elas já começam láá no ínicio, quando noss@s filh@s nascem. Brincamos com apelidos carinhosos, com a água da banheira, com os gestos, com o tom de voz, até com as perguntas tentando extrair os pensamentos d@s pequen@s!

Brincar faz parte da vida! Nas brincadeiras el@s podem desenvolver o controle motor, a atenção, a consciência corporal (falamos sobre isso no post do dia 26), a memória, criatividade, interação social, entre outros. 


A pesquisa Valor do Brincar Livre, realizada em 
2016, em 10 países, apontou que 87% dos pais brasileiros acreditam que as crianças não brincam tanto quanto deveriam. As razões podem variar. Quando questionados sobre o por que as crianças não se divertem o suficiente, 48% dos pais entendem que brincam pouco com os filhos por falta de tempo e 40% declararam não ter acesso a ambientes adequados e seguros para brincar. Não temos dados sobre a faixa etária dos filh@s. Entendemos também que essa interação é muito importante nos primeiros anos de vida. Depois a criança vai se desenvolvendo e naturalmente começa a exigir menos atenção dos pais e passa a brincar melhor com @s amig@s. 

A intenção aqui não é jogar essa questão para nós, pais. Queremos sim, falar sobre a importância do estímulo para brincar. Tablets, TV's, celulares, jogos, são todas tecnologias sedutoras, potencializadoras e no século XXI, importantes para a era digital. Temos filh@s que nasceram nessa era, sequer concebem a ideia de como era a vida antes de toda essa imersão. 

Reforçamos aqui a dosagem e equilíbrio, a importância do brincar para que as crianças possam se desenvolver de forma saudável. É um processo dificílimo porque envolve não só os nossos hábitos e educação, mas também tudo o que está ao redor. Amig@s, escola, vizinhança, propagandas, mercado. Por isso, quando trabalhamos na curadoria aqui da Ecco, tentamos ao máximo nos aproximar das raízes da infância, já que a tecnologia está sempre aí, aberta e disponível, também queremos aproximar pais, crianças e brinquedos feitos à mão.

Em meio a tantas novidades, dúvidas e opiniões, tentemos sempre manter a saúde mental e o bem estar das nossas crianças e nosso também! Vamos junt@s!

Nenhum comentário:

Postar um comentário