sexta-feira, 22 de julho de 2011

Máquina de lavar precisa ser lavada?

Of course! É tipo aquela história da toalha de banho, que, teoricamente não precisaria ser lavada, já que enxuga o corpo limpo. Mas ela se suja, sim, com a gordura do corpo, com a poeira do ambiente... A máquina, igualmente, acumula resíduos e, se você visse o que eu vi quando abri minha máquina que foi usada por 5 anos sem ser higienizada, você também estaria em choque e querendo pedir ao mundo inteiro que cuide com carinho de suas máquinas de lavar!
Nós, mães e pais, que optamos por usar fraldas de pano, sabemos que a máquina é um aparelho maravilhoso, que nos possibilitou voltar a usar fraldas de pano, mesmo quando a tecnologia parecia caminhar para o lado das fraldas descartáveis. Quem já precisou ficar sem a máquina durante uma viagem ou por outro motivo sabe como é trabalhoso. Talvez por isso, ainda hoje, quando falamos em fraldas de pano, tantas pessoas arregalem os olhos e perguntem: "Mas e o trabalho?? Quem vai lavar??" Simples, a máquina!
Então vamos aprender a cuidar dessa nossa aliada, pra não acabarmos prejudicando nossas fraldas e roupas em geral:


A cada dois meses é importante rodar um ciclo inteiro, com o máximo de água e um litro de água sanitária. Isso vem escrito em todo manual de instruções de todas as máquinas de lavar. Mas não é toda pessoa que tem o costume de ler manuais, né?
E é simples assim.
Pode-se substituir a água sanitária por dois copos de vinagre, para ajudar a soltar sabão e amaciante empregnados.


IMPORTANTE: Nunca misture água sanitária com vinagre, ácido muriático ou agente de limpeza. Pode haver liberação de gases prejudiciais à saúde.


Além disso, é importante limpar com um pano ou esponja os dispensers de sabão e amaciante.
Programe-se, coloque no calendário. É só uma vez a cada dois meses e você evitará dores de cabeça futuras!!


ps.: para aproveitar o embalo, após a higienização da máquina, faça a higienização das fraldas com bicarbonato de sódio e água quente, como forma de prevenir mau-cheiro.



Um comentário: