domingo, 7 de abril de 2019

Fraldas descartáveis X Fraldas de pano




A nossa pauta da semana são as fraldas, fraldinhas e fraldões! Se você chegou aqui porque conhece a Ecco, sabe que nós priorizamos a sustentabilidade, a produção nacional, o carinho e o bem estar para os nossos bebês. Sabe também que na semana passada iniciamos a série "Você sabia?" nas nossas mídias sociais. O objetivo é informar sobre as diferenças das fraldas de pano e as descartáveis. Se não chegou por isso, pode descobrir o grande abismo que há entre utilizar uma e outra!

As descartáveis surgiram em meados do século passado com o objetivo de tornar a rotina mais prática, afinal de contas, o descarte parece simples e óbvio. Porém, ao analisarmos os impactos ambientais que ele provoca, a situação muda completamente e chegamos a conclusão que a melhor alternativa é "voltar ao passado" utilizando os recursos e benefícios que o presente nos dá. Ou seja, temos as fraldas que as nossas bisavós, avós e mães, a depender da geração, usavam, só que agora, com a tecnologia do presente. As empresas, grupos e instituições que se preocupam com os impactos ambientais, estão investindo cada vez mais tempo, estudo e tecnologia para avançarmos. Chegamos nesse caminho também com os absorventes e outros produtos.

O "boom" dos descartáveis esqueceu de pensar no nosso presente e no futuro dos nossos filhos, netos e bisnetos. Agora temos a oportunidade de mudar essa rota e produzir cada vez menos lixo e cada vez mais bem estar e saúde! Sabe-se que para produzir fraldas descartáveis utilizam-se recursos como água, árvores e petróleo e liberam-se toxinas; a decomposição leva em média de 250 a 500 anos e o descarte das fezes é feito nos lixões, o que faz com que as doenças proliferem.

No caso das fraldas de pano, esse descarte pode ser feito diretamente no vaso sanitário. A água utilizada na lavagem pode ser reaproveitada, não há liberação de toxinas na fabricação, o material utilizado não tem substâncias nocivas que agridam a pele dos nossos bebês e tem uma questão muito importante, que é a economia! Gasta-se muito mais com fraldas descartáveis, calcula-se em média, 5 mil reais nos primeiros anos de vida do bebê. Em comparação as de pano, chegamos a um número de 2 a 3 mil.

O futuro é agora! Já é presente, já está aqui. Abre-se discussão também para esse uso em camadas mais pobres e pouco atendidas socialmente. Mas já vimos que as fraldas são alternativas viáveis economicamente e ecologicamente. O que precisamos é abrir cada vez mais espaço para que elas cheguem a todos os lugares, entendendo as demandas e necessidades de cada mãe. Informando, dialogando, com afeto e atenção, chegaremos a um mundo com mais responsabilidade ambiental. Vamos junt@s?


Quer enviar a sua opinião ou sugestão de pauta? Entre em contato pelo nosso Instagram!

Nenhum comentário:

Postar um comentário