domingo, 26 de maio de 2019

O autocuidado. Vamos nos amar mais?

Já sabemos o que você pensou quando clicou no link! "Já está difícil ter tempo para ler, que dirá para o auto cuidado". Está na hora de parar para pensar sobre isso! Mas saiba: Já deu um bom passo! Ler também é autocuidado, mas não é o suficiente.

O tempo que dedicamos a nós, aos nossos corpos, mentes, alma, o exercício de se olhar, se observar, perceber e se amar é parte essencial da nossa existência. Dessa forma conseguimos lidar melhor com a gente e com o que acontece ao nosso redor. Todas nós sabemos que ter uma boa alimentação e uma prática regular de exercícios físicos é ótimo, mas queremos expandir essa questão para outros pólos, tocar outros lugares, chegar em doses sensíveis diárias.


Primeiro é importante entender que você precisa ter tempo para você e que não se amar é um ato que afeta a saúde e a auto estima. Fazer o movimento contrário que o mundo tem exigido de nós, faz a vida caminhar com fluidez e revoluciona. Se não entender isso antes de seguir qualquer passo, provavelmente as coisas vão desandar logo adiante. Conecte-se com a sua essência. Se você a perdeu, busque dentro de si e certamente irá encontrá-la para te acolher com carinho. 


Tenha os seus momentos sozinha, nem que seja por uma horinha. Se está difícil, tente por alguns minutos. Minutos que você dedique a reflexão, a meditação, a um soninho, a fazer aquele lanche que você gosta, a fazer as unhas, cuidar do cabelo, a ler algumas páginas de um livro que está na estante há muito tempo ou tomar uma taça de vinho. 


Por outro lado, lembre-se de não se isolar. Chama as amigas para um chopp, para ir a uma exposição, tomar um café naquele lugar que vocês amam, pegar um filminho com pipoca, criar algum projeto juntas, bater papo e até para nad
a! Interação social com pessoas que te fazem bem são sempre bem vindas! 


Gosta das mídias sociais? Que tal "desviciar" o algoritmo? Pare de canalizar a sua atenção para violências e fofocas que não alimentam. Não é para se alienar, e sim para encontrar o equilíbrio. Procure seguir perfis de pessoas que te inspiram, que te levem a ter um dia mais feliz e tranquilo. Acompanhe as notícias, mas não vire refém do medo, principalmente se você mora em cidades grandes e mais violentas. 


Desabafe. Converse. Fale sobre o que você sente. Nada de virar um reservatório, ok? Você precisa colocar as emoções para fora também! Se tiver uma graninha sobrando, que tal uma terapia? Ta curta? Procure as faculdades da sua cidade que ofereçam apoio psicológico por valores mais acessíveis! Precisa de algo mais simples? Manda mensagem pra sua amiga, irmã, prima ou qualquer outra pessoa com quem você se sinta confortável. Chama para conversar! 


Faça as pazes com você. Nem sempre percebemos que estamos de mau com nossos hábitos. Simplesmente seguimos mecanizadas e mal tratadas pela rotina. Fazer esse exercício de auto percepção é muito necessário para seguirmos adiante com coragem e carinho! 


E por fim, a base disso tudo. Procure se alimentar bem, não exclua os pequenos prazeres e nem os infle. Equilíbrio. Não se puna pelos exageros, fique mais atenta no dia seguinte. Pratique exercícios físicos que te deem prazer. Encontre o seu eixo e saia dele de vez em quando, é saudável, é natural! Mas encontrá-lo é parte essencial para saber para onde voltar depois.  


Vamos junt@s! Até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário