quinta-feira, 2 de junho de 2011

Mamaço Nacional

A ecco, mama! apoia o Mamaço! 

Mulher-mãe-mamífera! Pelo direito de amamentar! Onde quer que seja!


O texto abaixo é de autoria de Maribel Barreto e foi retirado do blog Mamaço Carioca.

"A expressão Mamaço, surgiu após a antropóloga Marina Barão, ter sido impedida, cerca de dois meses atrás, pela monitoria da exposição do artista plástico Leonílson, no Instituto Itaú Cultural da Avenida Paulista, com a argumentação de ser proibido se alimentar naquela sala.

A mãe portava seu bebê de dois meses num sling, que ao sentir fome, naturalmente o colocou para mamar.

Após o incidente, Marina organizou o movimento que chamou de “Mamaço Cultural”, onde reuniu pouco mais de 50 mães num evento apoiado pela instituição, que se retratou publicamente.

Paralelamente, nos dias que antecediam o evento, que aconteceu no início deste mês de maio, a jornalista Kalu Brum, publicou em seu perfil na rede social Facebook uma foto sua amamentando seu filho.

No dia seguinte, o Facebook enviou-lhe um comunicado, que sua foto seria retirada por conter conteúdo impróprio.

A Jornalista então criou uma comunidade na rede convidando a todos que trocassem a imagem de seus perfis, por uma foto de amamentação, e aludindo ao evento em São Paulo, chamou a comunidade de “Mamaço Virtual – Porque Amamentar é Beleza Pura!”, além de ter acontecido uma blogagem coletiva em muitos blogs escritos por mães.

Os dois eventos foram um sucesso, pois abriu ainda mais espaço para discutir a valorização da amamentação e dessa forma discutir também, a inclusão de espaços destinados à amamentação em locais públicos.

A temática é abrangente, e envolve não só questões políticas e antropológicas, como, o assunto permeia toda a sociedade e precisa que haja um redirecionamento em toda a estrutura pensada até então, para que a Família seja prioridade na construção de uma nova sociedade.

Assim surgiu o evento “Mamaço Nacional”, afim, de dar continuidade ao evento que já aconteceu na cidade de São Paulo, para que o tema se faça ainda mais presente nas mídias e nas pautas do congresso."

Abaixo, o horário e local dos vários Mamaços que ocorrerão neste domingo, dia 5 de junho:


1. MAMAÇO RECIFE
Local: Livraria Cultura
Horário: 12h

2. MAMAÇO BELÉM
Local: Praça da República (em frente ao Teatro da Paz)
Horário: das 08h30

3. MAMAÇO BELO HORIZONTE
Local: Parque Municipal ( em frente ao Teatro Francisco Nunes)
Horário: 09h

4. MAMAÇO BRASÍLIA
Local: Parque Olhos d’Água
Horário: 15h30

5. MAMAÇO CAMPINAS
Local: Concha Acústica
Horário: 15h

6. MAMAÇO CURITIBA
Local: Bisbilhoteca
Horário: 10h

7. MAMAÇO FLORIANÓPOLIS
Local: Trapiche da Beira Mar Norte
Horário: 15h

8. MAMAÇO PORTO ALEGRE
Local: Parque Moinho de Vento
Horário: 11h

9. MAMAÇO RIO DE JANEIRO
Local: Parque Lage, no CHAFARIZ
Horário: 10h

10. MAMAÇO SÃO PAULO
Local: Parque do Ibirapuera
Horário: 14h

11. MAMAÇO LONDRINA
Local: Em frente ao Banco do Brasil do Calçadão
Horário: 16h

4 comentários:

  1. Acho estranho "espaços destinados à amamentação em locais públicos"
    Na verdade não entendo pq precissaríamos de um local destinado a amamentação. Isso pode ser até pir para a amamentação, pois se não tem O espaço não pode amamentar...

    Se a intenção do mamaço nacional é essa, agora eu fiquei preocupada!

    EU amamento em qqr lugar. Não quero nenhum lugar especial pra isso. Acho q as pessoas precisam é voltar a ver a amamamentação como algo natural.

    Porque, sinceramente, eu acho q algo agora é q está mudando. É meu 3º filho e nunca vi a questão da amamentação em público incomodar tanto... Será q a velocidade da informação na rede está importando preconceitos??? #meda

    Tá o peito é sexual, ok!. Mas o corpo td o é. Quem se incomoda é q precisa de um espaço destinado aos seus incomodos, não eu q alimento meu filho. rsss....

    ResponderExcluir
  2. Olá Zilda, sou Maribel a autora do texto.
    explico:
    Amamentar em público é e deveria ser natural.
    o que ocorre é que para dar de mamar, nós precisamos nos sentar, ficar acomodadas. A maioria dos espaços não tem esses lugares. Nao me refiro á um espaço "fechado" "lacrado". não. apenas que a gente possa amamentar em paz.
    Além disso, as pessoas de maneira geral não estão informadas, preparadas para auxiliarem as mães. Rola muito mal entendido nos ambientes publicos. o que precisa ser feito é conscientizar essas pessoas que amamentar é NATURAL!
    Acho que nao ficou claro isso no meu texto.
    concordo com você em suas observações.
    Vou postar algo no blog do Mamaço carioca.
    Grata pela coloboração

    Maribel
    www.mamacocarioca.wordpress.com

    ResponderExcluir
  3. Acho que locais bacanas pra amamentar serão sempre bem vindos. É ótimo quando eu chego num lugar e tem um fraldário no banheiro. Claro que não tiver, vou trocar a fralda do Tom em qualquer lugar. Mas acho bem legal quando o restaurante, café ou sei lá o que é "amigo da criança" e tem pelo menos um espacinho pra fazer isso. A mesma coisa a amamentação. Entendo o que a Maribel fala sobre não ter onde sentar pra isso por exemplo. Num restaurante, qualquer lugar é lugar. Mas eu lembro que quando a Maiara era bebezinha eu acabava indo muito a shopping porque sabia que iria encontrar local pra sentar nem que fosse a praça de alimentação e assim amamenta-la. Cansei de dar peito em pé por falta de lugar pra sentar quando estou numa loja, na rua, numa livraria ou num museu. E não é lá muito confortável. Não sei como viabilizar cadeiras ou bancos pra amamentar por aí, mas acho que se a gente conseguir mostrar que é importante e natural, já ajuda bastante pra que naturalmente esses lugares possam nos acomodar. Um exemplo bobo... Há 7 anos quando eu tive a Maiara a maioria das filas dos bancos era em pé. Mesmo a parte especial. Era só uma fila mais curta. Hoje já há cadeiras e fica MUITO mais fácil.

    ResponderExcluir
  4. E que um dia amamentar seja tão natural que nenhuma mulher precise se esconder num pedaço da blusa ou numa capa de amamentação. Porque a timidez de amamentar é fruto do modo como a exposição do seio é vista. Seio é sexual, mas seio é alimento, carinho, cuidado.
    Como a Zilda disse, muitas mães (eu me incluo) não vêem nenhum empecilho em amamentar em público, porque nós iremos amamentar em qualquer hora e lugar, independente do que possam pensar, independente dos olhares e dos pervertidos. Mas para tantas outras mulheres isso não é natural, tanto que nem amamentam perto dos parentes; é sempre num quarto, escondido, e sabemos que não é só pelo silêncio e tranquilidade do ambiente para o bebê, mas que é por vergonha de expor o seio.
    Que venham os mamaços e iniciem o processo que trará cadeiras, trocadores (de preferência em locais neutros, para que mães e pais possam trocar seus filhos) e naturalidade ao que é natural.

    ResponderExcluir